Barco de pesca russo afunda no Mar de Barents
Uma traineira de pesca com bandeira russa afundou no Mar de Barents, no círculo ártico, deixando 17 pessoas desaparecidas, informaram agências de notícias russas na segunda-feira, citando serviços de emergência. A embarcação está registrada sob o nome “Onega”.
Cinco embarcações de resgate estão procurando por sobreviventes.
A tripulação desaparecida está supostamente morta, disse a agência de notícias TASS citando uma fonte.
O que se sabe até agora sobre o afundamento da “Onega”:
– Havia um total de 19 tripulantes a bordo do Onega.
– Um tripulante foi encontrado morto, informou o jornal Novaya Gazeta , de Moscou .
– Duas pessoas – um marinheiro e um navegador – foram resgatadas, informou o jornal estatal russo Rossiyskaya Gazeta .
– As autoridades tomaram conhecimento do incidente às 7h30, hora local (04h30 UTC).
– O barco afundou perto do arquipélago Novaya Zemlya.
– O acúmulo de gelo levou ao naufrágio do navio, informaram os serviços de emergência.
Como o navio virou?
O desastre aconteceu quando a tripulação estava puxando uma rede com a captura, disse o porta-voz da agência de transporte marítimo e fluvial Rosmorrechflot, Alexei Kravchenko.
“O navio perdeu o equilíbrio e virou instantaneamente”, disse ele à AFP.
Acredita-se que a traineira tenha afundado tão rápido que a tripulação não teve tempo de ativar seus botes salva-vidas, disse uma fonte à agência de notícias Interfax.
Tripulação possivelmente morta
Uma fonte disse à agência de notícias Interfax que havia pouca esperança de encontrar sobreviventes devido aos fortes ventos e baixas temperaturas.
“Durante o naufrágio, as temperaturas chegaram a 30 graus [Celsius] abaixo de zero”, disse a fonte.
“É praticamente impossível resistir mesmo com roupas de mergulho.”
“Uma tragédia aconteceu hoje no Mar de Barents”, disse o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, durante uma reunião governamental. “Pessoas morreram”, acrescentou, sem dar mais detalhes.
Onde fica o Mar de Barents?
O Mar de Barents fica na orla do Oceano Ártico, fazendo fronteira com os países Noruega e Rússia.
Tem cerca de 1.300 quilômetros (800 milhas) de comprimento e 1.050 quilômetros (650 milhas) de largura. É bastante raso com uma profundidade de 230 metros.
O mar é a maior pescaria global de bacalhau, de acordo com a Associação de Processadores e Comerciantes de Peixes da UE. O haddock também é capturado no mar.
Além da Rússia, as Ilhas Faroé, França, Alemanha, Noruega, Espanha e Reino Unido têm cotas para pescar nas águas, de acordo com a parceria Pesca Sustentável.
Fonte: DW
# Barco de pesca russo afunda no Mar de Barents
Tags: acidente de barcobarco
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)