Guarda costeira da Noruega salva tripulação de navio holandês sob risco de naufrágio
Funcionários da guarda costeira norueguesa disseram na terça-feira que um navio de carga holandês estava em perigo de naufragar em mar agitado na costa do país nórdico. Doze tripulantes do “Eemslift Hendrika” lançaram um alerta no Mar do Norte na noite de segunda-feira (05/04).
A guarda costeira lançou uma operação de helicóptero para evacuar a embarcação logo em seguida. As equipes de resgate tiraram alguns membros da tripulação da água, enquanto outros foram salvos do convés do navio. Todos os 12 tripulantes estão seguros agora.
O que aconteceu com o Eemslift Hendrika
O navio perdeu o equilíbrio quando teve sua carga deslocada na segunda-feira, fazendo com que adernasse perigosamente.
“O navio perdeu força no motor principal durante a noite e está indo em direção à terra”, disse Hans Petter Mortensholm, da Administração Costeira da Noruega, à emissora pública NRK.
“Há o risco de virar e afundar”, disse Mortensholm, acrescentando que isso poderia causar um vazamento.
O navio de 111 metros (366 pés) registrado na Holanda transporta iates menores, bem como 350 toneladas de óleo pesado e 50 toneladas de diesel em seus tanques.
A Smit Salvage, subsidiária da empresa holandesa de serviços marítimos Boskalis, disse que está mobilizando uma equipe para enviar à Noruega em uma tentativa de salvar o navio.
A empresa planeja conectar o navio em dificuldades a um poderoso rebocador construído para mover plataformas para a indústria de petróleo.
“Colocá-lo em um cabo de reboque e em um local mais calmo, esse é o objetivo”, disse o porta-voz da Smit Salvage, Martijn Schuttevaer.
O navio, que pertence à Amasus Shipping, estava a caminho de Bremerhaven, na Alemanha, para Kolvereid, na costa norueguesa.
Na velocidade atual, o navio deve chegar à costa em cerca de um dia e meio, estima a guarda costeira norueguesa.
Vídeo: Guarda costeira da Noruega salva tripulação de navio holandês sob risco de naufrágio
Fonte: DW
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)