+Clique AQUI para Ver Todos os Manuais+

Marinha do Brasil inaugura as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa

Marinha do Brasil inaugura as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa – A Marinha do Brasil inaugurou, em 23 de julho (2021), no Farol da Ilha Rasa, o compartimento que abriga a moderna estação de correção diferencial para o posicionamento obtido por satélite, o DGNSS (Differential Global Navigation Satellite System), em fase final de instalação.

  • A manutenção e implementação da nova tecnologia no farol farol é o Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego
  • A Ilha Rasa está localizada na entrada da Baía da Guanabara
  • O Farol da Ilha Rasa constitui-se também em um valioso patrimônio histórico e cultural

A organização militar responsável pela manutenção e implementação da nova tecnologia no farol farol é o Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR). Este avanço possibilitará ao navegante determinar sua posição com maior exatidão e confiança, fornecendo um importante serviço de auxílio à navegação.

A Ilha Rasa está localizada na entrada da Baía da Guanabara. Seu farol possui alcance luminoso de 51 milhas náuticas (82 km) e começou a ser construído em 1819, por ordem do Rei D. João VI, sendo inaugurado em 31 de julho de 1829. Desde então, o Auxílio possibilita aos navegantes determinar a sua posição e rumo, contribuindo para a segurança da navegação e para a salvaguarda da vida humana no mar, constituindo-se também em um valioso patrimônio histórico e cultural.

Participaram do ato inaugural o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e o Capitão de Mar e Guerra Jansen Santos Poças, Diretor do CAMR.

Marinha do Brasil inaugura as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa

Autoridades da Marinha do Brasil inauguram as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa. Imagem ©: Marinha do Brasil / reprodução.

Fonte: Marinha do Brasil
# Marinha do Brasil inaugura as instalações da nova Estação DGNSS no Farol da Ilha Rasa

História do Farol da Ilha Rasa

A primeira notícia que se tem de um auxílio aos navegantes instalado na Ilha Rasa é anterior à chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. Na época, todas as noites era acesa uma fogueira no ponto mais alto da ilha, por cujo trabalho um sacrificado serviçal, precursor dos faroleiros, recebia a quantia de 1$000 réis por mês. Para tanto, ele deveria residir na própria ilha.
Foi D. João VI quem determinou a construção do farol. O local escolhido ficava 77 metros acima do nível do mar. As obras foram iniciadas em 1819 e empregou, como maioria da mão-de-obra, presos sentenciados.
O aparelho luminoso – o primeiro do seu gênero a ser instalado no Brasil – foi encomendado na França, de onde veio ainda um mecânico, especialmente designado para acompanhar os serviços de montagem. Tratava-se de um modelo de 1ª ordem catóptrico rotativo, com armadura metálica, em que a rotação de três refletores parabólicos e 21 candeeiros queimando óleo de colza exibiam, a cada três minutos, dois lampejos brancos e vermelho.

clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Compare items
  • Total (0)
Compare
Shopping cart