Filipinas ganha barco movido a energia solar
Filipinas ganha barco movido a energia solar com a ajuda de uma de empresa de Orkney, na Escocócia. Esta é uma versão movida a energia solar de um barco “banca”, uma típica embarcação filipina.
As embarcações tradicionais são normalmente feitas de madeira e movidas por motor diesel.
Mas a equipe do projeto disse que este foi o primeiro desse tipo a ser alimentado por energias renováveis.
A banca constitui a espinha dorsal das comunidades costeiras nas Filipinas, fornecendo fontes vitais de alimentos, água e meios de subsistência através do turismo e da pesca.
O novo navio, denominado Aldao Azul, foi lançado no início deste mês em Coron, Palawan, nas Filipinas.
Pode transportar seis passageiros e dois tripulantes e viajar até cinco horas a uma velocidade máxima de 11 nós.
Possui instalações de armazenamento refrigerado para a entrega de produtos perecíveis e produtos sensíveis à temperatura, como vacinas, a comunidades remotas.
Foi entregue pela Energy Secure Filipinas em parceria com a Oceantera Energy Corporation, uma joint venture entre a Aquatera, sediada em Stromness, e a OceanPixel, sediada nas Filipinas.
‘Trabalho tremendo’
Ian Hutchison, diretor da Oceantera, disse: “É fantástico poder trazer a experiência coletiva da nossa parceria em sistemas de energia sustentáveis para apoiar comunidades insulares em todo o mundo na descarbonização.
“A equipe nas Filipinas fez um excelente trabalho ao entregar esta tecnologia ao mercado local”.
“Através desta iniciativa, pretendemos trabalhar com empresas, comunidades e parceiros locais para ajudar a estabelecer redes de transporte livres de combustíveis fósseis nas Filipinas e no Sudeste Asiático.”
O esquema faz parte do projeto Transporte Marítimo Movido a Energia Renovável para Comunidades Insulares, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
O objetivo é desenvolver kits de retrofit que possam ser usados para substituir motores tradicionais movidos a diesel em estabilizadores existentes e em novas construções.
Fonte: www.bbc.com
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011).