Terminologia de Embarcações – Animação
Essa animação sobre as partes componentes de uma embarcação miúda é muito boa. A narração está em inglês, mas é fácil perceber, pela ilustração, quais as partes que estão sendo descritas:
ESPELHO DE POPA (TRANSON) – É a antepara de ré que compõe a popa.
CASCO (HULL) – É o corpo do navio. Ao casco agregam-se outras partes. Observe que as CAVERNAS formam o “esqueleto” do barco e servem para dar sustentação ao casco.
BORDA (GUNWALE) – É a parte superior (borda) do casco.
CUNHO (CLEAT) – Peça metálica em forma de bigorna, que se prende aos turcos e amuras dos navios para dar voltas quando se trabalha com cabos de laborar. Nas embarcações grandes, os CABEÇOS é que são responsáveis pela fixação das espias.
LUZES (LIGHTS) – As regras referentes às luzes são observadas desde o pôr-do-sol (anoitecer) até o amanhecer (nascer do sol). Durante este período não se devem exibir luzes que possam causar confusão.Em caso de falta de visibilidade, mesmo durante o dia podem ser exibidas luzes de navegação.
PROA (BOW) – é a região da extremidade de vante da embarcação. Estruturalmente, tem a forma exterior afilada para melhor cortar a água.
POPA (STERN) – é a região da extremidade de ré da embarcação. Estruturalmente, sua forma exterior é projetada para facilitar o escoamento da água e para tornar a ação do leme e do hélice mais eficiente.
BOMBORDO (PORT) – Lado esquerdo da embarcação.
BORESTE (STARBOARD) – Lado direito da embarcação.
Tags: partes das embarcações
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
Gostei das explicações. Aprendi muito aqui.