Paralelos: Linhas imaginárias, em círculos horizontais a partir do Equador, que dividem a terra em dois PÓLOS ou Hemisférios (Pólo Norte e Pólo Sul). Esses círculos horizontais vão determinar as latitudes dos lugares, e essas latitudes são contadas de 0 a 90 graus para Norte e para SUL (a linha do Equador é o 0).
Meridianos: A Terra foi também foi dividida por meio de linhas imaginárias que passam pelos pólos; como ponto de partida para contagem, foi escolhido o meridiano de Greenwich que passa na cidade de Londres na Inglaterra. A partir desse meridiano são contados 180 graus para o leste e 180 graus para oeste. Esses círculos vão determinar as longitudes dos lugares.
As Latitudes têm como símbolo a letra grega Phi (lê-se “fi”) (φ) e vão de 0 a 90 graus, para Norte (N) e para Sul (S).
Exemplo: φ = 35ºN (trinta e cinco graus de latitude norte);
φ = 23ºS (vinte e três graus de latitude sul).
As Longitudes têm como símblo a letra grega Lâmbda (λ) e vão de 0 a 180 graus, para Leste (E) e para Oeste (W).
Exemplo: λ = 120ºE (cento e vinte graus de longitude leste);
λ = 95ºW (noventa e cinco graus de longitude Oeste).
Comparativamente, o processo de localização por meio de coordenadas geográficas funciona da mesma forma que a determinação dos pontos em um plano cartesiano (As ordenadas seriam as LATITUDES e as abscissas as LONGITUDES).
Plano cartesiano.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)