Explosão em lancha fere Policial Militar no interior do Amazonas

Explosão de lancha ocorreu no município de São Sebastião do Uatumã, no interior do estado do Amazonas, Região Norte do Brasil, a 246 Km de Manaus. Imagem: Google Maps.
A explosão de uma lancha no interior do Amazonas, no Município de São Sebastião do Uatumã, a 246 km de Manaus, deixou ferido um Sargento da Polícia Militar (PM), no sábado (23/04). Ele foi levado ao Pronto-Socorro do município com queimaduras de 2º grau no braço esquerdo e em ambas as pernas. O Militar estava com outra pessoa na embarcação, que não ficou ferida.
Em nota ao site G1, o 11º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) de Parintins informou que “Estando de folga, o mesmo [Sargento] deslocou-se até o Município de São Sebastião do Uatumã em uma lancha de sua propriedade, onde por volta das 05h30 deste sábado (23), ocorreu uma explosão na mesma, vindo a ferir gravemente o policial militar”.
Ainda de acordo com informações repassadas pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI) sobre a saúde da vítima, “Seu estado de saúde é estável e o mesmo irá permanecer em observação pelos próximos três dias, posteriormente será avaliada a possibilidade do mesmo ser transferido para o hospital de Parintins”, .
Segundo testemunhas, o Sargento e um amigo, ainda não identificado, tinham acabado de abastecer a embarcação e seguiriam para Parintins. No momento em que o Sargento teria ligado o rádio, a lancha começou a pegar fogo; ao perceber as chamas, o passageiro pulou no rio; o Policial Militar demorou um pouco mais para abandonar a embarcação e acabou sofrendo ferimentos. Em seguida, os dois foram resgatados por outros Policiais Militares que estavam nas proximidades.
Também em nota ao site G1, o Comando do 9º Distrito Naval informou que “as causas e responsabilidades serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil”. De acordo com a Marinha, foi verificado que “não houve poluição hídrica decorrente do acidente”.
Leia também:
Principais causas de incêndio a bordo de embarcações
Definição de Acidentes e Fatos da Navegação
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)