Navio misterioso encalha na costa da Libéria… sem ninguém a bordo.
Um petroleiro encontrado abandonado no litoral da Libéria, na África Ocidental, tem despertado a curiosidade e levantado especulações sobre o destino da tripulação do navio.
Segundo o jornal The Guardian, o Tamaya 1, que está registrado no Panamá, encalhou no início desta semana, na localidade de Robertsport, aparentemente sem tripulação ou botes salva-vidas. Na quinta-feira (05) a polícia nacional da Libéria e o Departamento de Imigração inspecionaram o navio, após serem alertados por residentes locais sobre a descoberta.
Segundo o site Marine Traffic, a última posição conhecida do navio-tanque de 64 metros (210 pés) foi em 21 de abril, próximo a Gâmbia e Senegal – bem ao norte da Libéria. Ainda de acordo com o site, o navio estava em rota para o porto senegalês de Dakar.
“A nossa melhor aposta é que o proprietário do petroleiro abriu falência e não tinha dinheiro para pagar a tripulação. Por isso, a mesma abandonou o navio”, disse uma fonte da autoridade portuária.
Apesar de já existirem teorias de que o navio poderia ter sido assaltado por piratas, o The Guardian afirma que “o declínio no preço do petróleo e a forte campanha militar contra piratas do mar reduziu o ataque a navios”. Desde que a investigação começou, a polícia tem tentado manter os civis longe da embarcação.
Enquanto não se tem as respostas para o mistério do navio fantasma, a pergunta mais repetida é: “O que aconteceu com a tripulação do Tamaya 1?”.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)