Assim como a Vela, o Remo ingressou nos Jogos Olímpicos em Atenas 1896, mas teve a regata cancelada por conta do mar revolto. Quatro anos depois, em Paris 1900, o torneio pôde enfim acontecer. O remo, então, entrou de vez no programa Olímpico. As mulheres competem desde Montreal 1976. (Fonte: Rio2016).
Um dos competidores de remo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900 era o francês Louis Prevel. Ele ganhou sua semifinal, mas não conseguiu terminar a final, alegando que outro remador o havia atingido.
Em Londres 1908, as competições de remo foram realizadas na cidade de Henley-on-Thames, próxima a Londres, com quatro eventos disputados. Apenas homens participaram das provas. As mulheres participaram pela primeira vez das competições de remo nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.
REMO OLÍMPICO NA RIO 2016
Para a Rio 2016 estão previstos 14 eventos: oito para homens e seis para mulheres. Cada regata pode ter até seis barcos. As equipes avançam na competição de acordo com o sistema definido pela Federação Internacional de Remo. A prova de 2.000m é percorrida em linha reta, com marcações a cada 250m. Cada barco tem a sua própria raia, de 13,5m de largura.
Segundo o site da Rio 2106, a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais da cidade, recebe as provas de remo e canoagem de velocidade. Para isso, o Estádio da Lagoa ganhou uma nova torre de chegada e um sistema de raias nos padrões Olímpicos.
VOGA
Voga é a cadência ou ritmo das remadas – também pode ser o remador que senta à frente dos demais e marca o ritmo das remadas do barco para todos os seus companheiros de tripulação.
MAIORES MEDALHISTAS DO REMO OLÍMPICO
Os maiores medalhistas do Remo Olímpico no masculino são: Steven Redgrave (GBR, 6 medalhas); Jack Beresford (GBR, 5 medalhas) e Eskild Ebbesen (DEN, 5 medalhas). No feminino, as maiores vencedoras são as Romenas Elisabeta Lipa (8 medalhas), Georgeta Andrunache-Damian (6 medalhas) e Doina Ignat (6 medalhas).
O BRASIL NO REMO OLÍMPICO NA RIO 2016
Segundo a Confederação Brasileira de Remo (CBR), já estão definidos os barcos para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A escolha foi feita com base nos resultados da Regata de Classificação Olímpica Latino Americana, realizada no Chile, no fim de março. Representarão o Brasil os barcos de Double Skiff Peso-leve, tanto no feminino quanto no masculino, com as duplas Vanessa Cozzi/Fernanda Nunes e Xavier Vela/Willian Giaretton.
COMO CHEGAR NA LAGOA RODRIGO DE FRITAS PARA ASSISTIR AS COMPETIÇÕES DE REMO:
O site da Rio2016 tem instruções para os interessados em assistir às competições de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)