Navio mercante salva marinheira no Pacífico Sul depois que seu barco virou
O Centro de Coordenação Marítima do Chile recebeu um sinal de socorro e ordenou que o Tian Fu, um navio mercante que vinha da China para a Argentina, desviasse de seu curso para salvar Susie Goodall, a mais jovem participante da “Golden Globe Race”, que envia marinheiros da costa da França para uma corrida ao redor da Terra.
O desafio: Navegar 30.000 milhas ao redor do globo, sem parar, sozinha. O que poderia dar errado?
Susie Goodall, de 29 anos, descobriu da pior forma possível.
Na manhã de quarta-feira (5/12), Goodall estava a 3.000 quilômetros a oeste da América do Sul, quando seu barco foi atingido por um vento forte, quebrou o mastro e a deixou temporariamente inconsciente. O sinal de emergência foi acionado e uma série de atualizações automáticas relatando problemas foram postadas em sua conta no Twitter:
73-DISMASTED.HULL https://t.co/jj0fKZ29HZ FORM OF JURY RIG,TOTAL LOSS
— SusieGoodallRacing (@susieBgoodall) December 5, 2018
73-INTERIOR TOTAL WRECK,LIFERAFTOK
— SusieGoodallRacing (@susieBgoodall) December 5, 2018
73-NASTY HEAD BANG AS BOAT PITCHPOLED.UNBELIEVABLY ROLY NOW
— SusieGoodallRacing (@susieBgoodall) December 5, 2018
O resgate
Goodall pouco podia fazer além de esperar. Ela tentava impedir que o barco afundasse nas águas do pacífico Pacífico Sul bombeando a água que entrava na cabine avariada.
Quando o o Tian Fu alcançou Goodall, não foi possível descer o bote de resgate por causa das ondas de 10 a 13 pés que balançavam as embarcações. Os tripulantes decidiram, então, içar Goodall através de um cabo, puxado por um guincho, e a colocaram no convés do cargueiro.
Aliviada e agradecida, a boa notícia foi postada em sua página no Facebook: “De Susie, às 15:14 UTC: NO NAVIO !!!”
Espera-se que Goodall chegue ao porto chileno de Punta Arenas na quarta-feira (12). Fonte: NPR.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)