Acidente com Jet Ski deixa jovem desaparecida no Piauí
Uma jovem está desaparecida desde domingo (15/09), quando caiu de um jet ski que trafegava na Lagoa do Portinho, em Parnaíba (PI). A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. Uma equipe de busca e salvamento da Capitania está no local para prestar apoio e fazer os levantamentos preliminares.
Em nota, a CPPI esclareceu que o jet ski está registrado com o nome “Red Shark II” e que o Corpo de Bombeiros também realiza buscas:
“O condutor da moto aquática “Red Shark II” trafegava pela referida lagoa com duas passageiras, quando as mesmas vieram a cair na água; uma delas foi resgatada por uma pessoa que encontrava-se no local, porém, a outra passageira encontra-se desaparecida. As buscas foram encerradas no final na noite de domingo e retomadas às 7h desta segunda-feira (16), pela equipe da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros.”
Habilitação de Amador (MOTONAUTA)
Apesar de estar inscrito na Capitania, é importante lembrar que para conduzir embarcações de propulsão mecânica, inclusive jet ski, é necessário possuir a Carteira de Habilitação de Amador – CHA. Para pilotar jet ski especificamente, é obrigatória a carteira de “Motonauta” (MTA), expedida pela Marinha do Brasil.
O site local cidadeverde.com informou que no jet ski foram encontrados documentos e diligências são realizadas para identificar o condutor da embarcação que, a princípio não seria o proprietário, bem como confirmar se ele possuía ou não habilitação para conduzir o veículo aquático.
Ainda segundo o sie, o jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)