Balizamento Lacustre e Fluvial
Os sinais náuticos complementares previstos para os balizamentos lacustre e fluvial, instalados nas margens dos rios, lagoas e lagos, recomendam ações a ser empreendidas pelo navegante, fornecendo também outras informações de interesse para o navegante, como:
►pontos naturais;
►obstruções;
►distâncias em quilômetros; e
►proibições e facilidades encontradas, servindo ainda para disciplinar o tráfego das embarcações.
Os sinais náuticos complementares são representados por balizas, com painéis de sinalização (Placa com forma, dimensão e cores definidas, complementada ou não por simbologia gráfica, para utilização na sinalização náutica complementar, de rios, lagos e lagoas ou construções sobre vias navegáveis.), exibindo uma ou mais informações para o navegante, na forma de símbolos gráficos.
Um sinal complementar instalado em uma margem de um rio deve ser obedecido no trecho compreendido entre ele e o próximo sinal complementar de margem. (fonte: NORMAM-17, cap.3).
Balizamento Lacustre e Fluvial – Independente da Margem
Balizamento Lacustre e Fluvial – Margem Esquerda

Balizamento Lacustre e Fluvial – Margem Direita
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
excelente, muito bom, estão de parabéns!!!