Barco de luxo encalhado é saqueado – na Nova Zelândia
Um luxuoso barco de recreio resgatado do porto de Auckland, na Nova Zelândia, foi saqueado e vandalizado enquanto permaneceu encalhado nas rochas por dias.
Os interiores de couro foram cortados, as ferragens foram arrancadas e os extintores de incêndio foram pulverizados pelo barco, cobrindo o interior do barco com uma espuma cáustica.
O dano foi descoberto na última segunda-feira (28), quando o “Lyndhurst”, de 15,5 m foi rebocado das rochas perto da entrada do rio Tāmaki, perto da praia de St Heliers, onde estava encalhado desde 23 de dezembro.
Há informações de que os vândalos provavelmente entraram a bordo na noite de domingo e rasgaram o interior do navio. Os saqueadores também roubaram todo o álcool que havia a bordo do barco.
O proprietário Eddie Mulgrew disse a Stuff que estava “puto” com os danos que os vândalos infligiram em seu barco.
“Por que as pessoas fariam isso?”, questionou.
Mas ele acrescentou que houve outros que passaram por um período mais difícil durante o período de férias, então “poderia ter sido muito pior”.
O barco também sofreu grandes danos no casco quando encalhou.
Ambos os motores foram arrancados de seus suportes e as hélices dobradas e quebradas.
Mulgrew disse que não viu a baliza quando fez a curva e acabou levando o barco até as rochas.
A equipe de resgate teve que fechar os buracos na popa e enchê-los com espuma expansiva antes que a água pudesse ser bombeada do barco.
Para complicar ainda mais a operação de resgate, o barco acabara de ser abastecido com milhares de dólares de diesel.
Mitigar o risco de derramamento desse diesel na baía foi parte do motivo pelo qual a operação de salvamento demorou cinco dias.
Mais cedo, um porta-voz do Auckland Harbourmaster disse que o barco não estava vazando óleo, portanto não estava causando problemas.
Duas pessoas tiveram que ser resgatadas do barco quando ele encalhou na semana passada, enquanto nenhum ferido foi relatado.
As pessoas entendem que o capitão do barco já era dono do barco há algum tempo e era um marinheiro experiente.
Vídeo: Barco de luxo encalhado é saqueado – na Nova Zelândia
Fonte: STUFF.CO.NZ
#Barco de luxo encalhado é saqueado – na Nova Zelândia
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)