Bolsonaro zera impostos sobre importação de barco a vela e jet ski
Bolsonaro zera impostos sobre importação de barco a vela e jet ski usados. Esta é uma boa notícia, anunciada pelo presidente em sua live semanal, na quinta-feira (23/12/21), sobre o fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a importação de barcos a vela e motos aquáticas usadas (jet ski).
- Barcos a vela podem estimular a geração de empregos no país
- Zerar o IPI tende a estimular o turismo
- Bolsonaro pretende desregulamentar o processo para tirar a habilitação de jet ski
- A medida entra em vigor a partir de 03 de janeiro de 2022
Nas palavras do presidente, a medida tem como objetivo estimular o turismo e gerar mais empregos, apesar de “alguém poder achar que é uma tremenda futilidade”. Ele citou ainda que os barcos a vela tem sua utilidade na área de esporte e lazer, bem como em competições.
Bolsonaro afirmou que barcos a vela podem estimular a geração de empregos no país, uma vez que “cada barco a vela emprega em média duas pessoas”. Citando como exemplo a Europa, Bolsonaro informou que os 7 milhões de barcos existentes no continente geram cerca de 14 milhões de empregos.
Sobre o jet ski, ele afirmou que zerar o IPI tende a estimular o turismo e anunciou anunciou que pretende desregulamentar o processo para tirar a habilitação do veículo:
“A gente está tentando facilitar, desregulamentar a carteira de jet ski, para que seja acessível a todos. Não tem dificuldade em pilotar jet ski. Em 10 minutos, até menos, você aprende a mexer”, disse. “Acredito que, com desregulamentação e zero IPI, vai diminuir preço aqui e vamos ter turismo de jet ski impulsionado no Brasil”.
A Portaria que regulamenta a importação de barcos a vela e jet skis usados sem incidência de IPI é a de nº 160, de 16 de dezembro de 2021, da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. De acordo com publicação no site gov.br, “a medida entra em vigor a partir de 03 de janeiro de 2022 e contribuirá para impulsionar ainda mais o turismo náutico”.
Na mesma publicação do gov.br o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que conta com o apoio irrestrito de Bolsonaro e da equipe econômica do governo que, com medidas como esta, possibilitarão o desenvolvimento da atividade turística no Brasil e também a criação de novos postos de trabalho.
Vídeo: Bolsonaro zera impostos sobre importação de barco a vela e jet ski
Tags: Arrais Amadorbolsonaro jet-skiBolsonaro zera impostos sobre importação de barco a vela e jet skiimposto barco a velaimposto jet skiipi jet skiipi zero barco a velaipi zero jet skimotonautaprova de motonauta
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)