Comando do 1º Distrito Naval participa de coleta de resíduos no Dia Mundial da Limpeza
Nomar Online | Marinha – No dia 21 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), sob a coordenação da Diretoria-Geral de Navegação (DGN), atuou com a Diretoria-Geral de Pessoal da Marinha (DGPM) e a Diretoria de Portos e Costas (DPC), em ação realizada junto ao Instituto Aqualung, em Copacabana, Rio de Janeiro-RJ, para distribuir sacolas biodegradáveis e coletar lixo nas areias da Praia. No total, foram recolhidas mais de uma tonelada de resíduos.
As Organizações Militares subordinadas ao Com1ºDN também realizaram ações em suas áreas de jurisdição. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro promoveu a retirada de 20 quilos de resíduos sólidos da Praia Vermelha e da Urca.
Na região da Costa Verde, a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis-RJ promoveu, na Praia Grande, um dos principais pontos turísticos da região, ações de limpeza e recolheu aproximadamente 30 quilos de lixo. Já militares e embarcações da Agência da Capitania dos Portos em Paraty se juntaram a órgãos municipais e estaduais de meio ambiente e recolheram 12 quilos de resíduos sólidos da Praia da Lula.
Ainda na Costa Verde, militares e embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá promoveram, na Praia de Itacuruçá e no mar, em pontos distintos da Baía de Sepetiba, ações de limpeza e também de conscientização de banhistas, condutores e passageiros sobre o descarte correto de lixo. No total, foram coletados 400 quilos de resíduos.
Na região dos Lagos, a Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio se juntou à Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Cabo Frio para a retirada de cinco quilos de lixo da Praia do Forte e também para a limpeza do fundo do mar nas proximidades do Forte São Matheus. Já a Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé – que será elevada à categoria de Capitania de 2ª classe no dia 25 de setembro, sendo partir de então denominada Capitania dos Portos de Macaé – atuou em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Macaé no “3º Macaé Water Challenge” na coleta de resíduos na Praia do Pecado e na Lagoa de Imboassica, e com o 115º Grupo Escoteiro do Mar “MACAHÉ” em um mutirão de limpeza na Praia da Barra. As ações resultaram na retirada de aproximadamente 100 quilos de lixo desses locais.
No Norte Fluminense, militares e embarcações da Agência da Capitania dos Portos em São João Barra atuaram em conjunto com órgãos de meio ambiente nos municípios de São João da Barra, São Francisco, Campos e São Fidélis e realizaram ações de conscientização ambiental e a coleta de duas toneladas de lixo.
No estado do Espírito Santo, as ações de limpeza aconteceram em Vitória e Vila Velha. A Capitania dos Portos do Espírito Santo atuou conjuntamente com o Iate Clube do Espírito Santo e os voluntários do Projeto Pegada nas principais praias de Vitória (ES), recolhendo 200 quilos de lixo e orientando banhistas sobre os cuidados com os resíduos sólidos descartados nas Praias do Sagrado, do Canto e Curva da Jurema, em Vitória. Já em Vila Velha, a Escola de Aprendizes Marinheiro se juntou à Secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da prefeitura de Vila Velha e promoveu, na Praia da Barra do Jucu e na Lagoa Grande de Ponta da Fruta, a coleta de 350 quilos de resíduos sólidos.
Em Belo Horizonte-MG, a Capitania Fluvial de Minas Gerais realizou a retirada de aproximadamente 30 quilos de resíduos sólidos da Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos da Capital mineira.
Fonte:
Nomar Online
Marinha do Brasil
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)