Condutor nega ter fugido após acidente com jet ski no PI
O condutor da moto aquática que se envolveu em um acidente que resultou na morte de uma jovem na Lagoa do Portinho, no Litoral do Piauí, prestou depoimento nessa terça-feira (24) na Delegacia de Parnaíba e na Capitania dos Portos. De acordo com a defesa, representada pelo advogado Daniel Nogueira, o condutor nega ter fugido após acidente com jet ski no PI. Testemunhas disseram no dia do acidente que o condutor teria fugido do local sem prestar socorro às vítimas.
Condutor nega ter fugido após acidente com jet ski no PI
“Ele não fugiu do local do acidente e sim foi até a margem pedir ajuda. A partir daí chamaram o Samu e o Corpo de Bombeiros”, disse o advogado, acrescentando que o condutor deu o próprio colete para uma das passageiras da embarcação.
Segundo o site G1, a defesa também acrescentou que o piloto não ingeriu bebida alcoólica e que o acidente foi ocasionado pelos fortes ventos: “Meu cliente prestou todos os esclarecimentos do acidente. Ele não bebeu, o que aconteceu foi um acidente, infelizmente pelos ventos fortes que vêm acontecendo em Parnaíba as três pessoas que estavam na moto aquática caíram na água.”
Ao site cidadeverde, o advogado confirmou que o piloto não possui Carteira de Habilitação de Amador (CHA), mas acha que isso não influenciou no acidente: “Ele não é habilitado, mas alegamos que isso é irrelevante, pois sendo habilitado ou não o acidente ia acontecer”, declarou.
É importante salientar que a Habilitação para conduzir embarcações tem o claro propósito de capacitar os cidadãos a lidarem de forma segura com os seus equipamentos. Os conhecimentos recebidos durante a instrução incutem nos candidatos à habilitação o senso de responsabilidade e de dever, levando estes a tomarem providências antecipadas que minimizam os riscos de acidentes, como por exemplo, consultando as previsões meteorológicas, e, acima de tudo, providenciando os equipamentos de salvatagem mínimos essenciais à sua segurança e dos demais passageiros da embarcação.
Além da Polícia Civil, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), abriu inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.
Como foi o acidente
O acidente aconteceu no domingo (15/09), quando três pessoas passeavam de jet ski pela Lagoa do Portinho, em Parnaíba (PI), quando a moto aquática naufragou e uma das passageiras desapareceu, e seu corpo só foi encontrado na segunda-feira (16). Na ocasião foi constatado que apenas o condutor estava com colete salva-vidas.
Tags: acidente com jet skicapitania dos portoscapitania dos portos rjcarteira de arraisJet-Skimoto-aquática
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)