Curso de Arrais Amador – Fogo e Combustão – Métodos de transmissão de calor
Curso de Arrais Amador – Fogo e Combustão – Métodos de transmissão de calor
Você já deve ter notado que os incêndios normalmente começam em um ponto limitado, mas caso não sejam logo controlados, o fogo se espalha e atinge outros locais que pareciam fora de perigo.
Lugares que estavam frios, agora estão aquecidos. Isso ocorre porque há “TRANSMISSÃO DE CALOR”. Por conta disso, veremos agora como se processa esse fenômeno.
MÉTODOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR
IRRADIAÇÃO – É a transmissão de calor que se processa sem a necessidade de Continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor. É a transmissão de calor que acompanha geralmente a emissão de luz. Ondas de calor atingem os objetos, aquecendo-os, o calor do Sol é um caso típico de CALOR RADIANTE.
Irradiação – O incêndio que começou no prédio A, alastrou-se para o prédio B, mesmo não tendo nenhuma ligação física. Isso deveu-se à IRRADIAÇÃO.
CONDUÇÃO – É a transmissão de calor que se faz de molécula para molécula, através de um movimento vibratório que as anima e permite a comunicação de uma para outra.
CONDUÇÃO – O incêndio começa na sala A, mas a PAREDE fica superaquecida e começa a transmitir calor para a sala B, iniciando um novo foco de incêndio, causado pela CONDUÇÃO.
CONVECÇÃO – É o método de transmissão de calor característico dos líquidos e gases. Consiste na formação de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenômeno da dilatação e conseqüente perda de densidade da porção de fluido mais próximo da fonte calorífica.
CONVECÇÃO – Os gase superaquecidos vão “subindo os andares” do prédio, iniciando novos focos de incêndio em locais distantes do foco inicial. É o fenômeno da CONVECÇÃO.
Fique por dentro do conteúdo para a prova de Arrais Amador:
Conteúdo da Prova de Arrais Amador:
– Luzes de navegação
– luzes especiais
– regras de governo
– Sistema de Balizamento Marítimo da IALA região “B”
– sinais de perigo
– sinais diversos
– atracar
– desatracar
– pegar a boia
– manobra em espaço limitado com emprego de um e dois hélices
– identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas
– leme e seus efeitos
– Combate a incêndio
– identificação de extintores
– manuseio correto de extintores
– Primeiros socorros
– Noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas
– Noções de sobrevivência no mar
– Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (R-LESTA)
– NORMAM-03/DPC
– equipamentos de comunicações na navegação interior
– procedimentos radiotelefônico
– frequência de socorro
– chamada e trânsito
Atenção: Leia a Norma da autoridade Marítima (NORMAM-03/DPC) atualizada para saber o conteúdo da prova de Arrais.
Tags: condução de calorconvecçãocurso de arrais amadorcurso de arrais amador grátisfogoirradiação de calormétodos de transmissão de calor
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
preciso de uma agulha ou similar quente o suficiente para cortar uma lamina de isopor, tentei conectar uma agulha em uma ponta de ferro de solda e a agulha n aqueceu, queeria sabe porque e como poderia fazer para obter resultado, por favor me ajudem, abraco