Da: Agência Brasil/EBC. Pesquisadores apontam os primeiros indícios que podem ter provocado o fim do fenômeno da pororoca no Rio Araguari, no extremo leste do Amapá. As informações foram coletadas durante expedição que durou três dias no final do mês de julho.
O secretário estadual de meio ambiente, Marcelo Creão, disse que as informações preliminares da equipe confirmam algumas hipóteses levantadas para o fim do fenômeno da pororoca. Uma delas seria a influência de canais abertos pelo homem ainda na década de 80.
Marcelo Creão destaca ainda a influência do desmatamento próximo ao rio, o que provoca desbarrancamentos. Com isso, aumenta a extensão dos canais e do próprio rio, além de colaborar para o assoreamento e consequente diminuição do volume e velocidade da água.
Outros dois aspectos que influenciam no desaparecimento da pororoca no Rio Araguari pode ser a criação de búfalos e a atuação das hidrelétricas na região.
Por: Michelle Moreira Fonte:Radioagência Nacional
O Conteúdo desta matéria está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Todos os Motores de Popa Yamaha
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)