Empresa portuguesa lança barco movido a energia solar
Em uma época em que a terra sofre os efeitos das emissões nocivas causadas pela queima de combustíveis fósseis, a Sun Concept, uma empresa de construção naval de Olhão, distrito de Faro, em Portugal, resolveu apostar na inovação e lançar um barco movido a energia solar.
A primeira embarcação, o SunSailer 7.0, foi lançada na primeira quinzena de março, tem 6,98 metros de comprimento e 2,4 metros de boca (largura), com capacidade para nove pessoas. A propulsão é composta por dois motores elétricos ligados a baterias, que são alimentadas por seis grandes painéis solares. As baterias são capazes de armazenar energia para até oito horas de navegação.
O projeto superou as expectativas e os sócios da empresa já pensam em expandir a linha de produção. Inicialmente a ideia era apenas produzir barcos de recreio, mas os idealizadores rapidamente se deram conta de que podiam também construir barcos para serem usados em outras atividades.
O modelo SunSailer 7.0 MT, destinado à atividade marítimo-turística, com lotação para 14 pessoas está em desenvolvimento; também está sendo planejado um outro barco, o SunSailer 7.0 Pro, com capacidade para seis pessoas, destinado a atividades profissionais, com um porão aberto e de fácil acesso, com foco na atividade pesqueira.
Segundo um dos sócios da empresa, Manuel Brito, “a opção pelo desenvolvimento e produção de embarcações eletrossolares nasce da consciência da necessidade de redução do consumo de combustíveis fósseis, face ao impacto negativo na natureza e no aquecimento global, e da oportunidade de utilização com eficiência de energias limpas e renováveis/sustentáveis”.
A empresa iniciou a sua atividade em maio de 2015 e já foram investidos, até agora, cerca de 300.000 euros. Atualmente 10 pessoas trabalham no desenvolvimento e preparação de modelos e moldes para produção de barcos movidos a energia solar. Os administradores esperam reforçar a equipa com mais 10 pessoas para iniciar a produção em série de barcos, com uma previsão de construção mensal de três a quatro unidades.
Fonte: www.dn.pt
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)