Energy Observer – O barco com emissão zero
Primeiro navio do mundo movido a hidrogênio, o Energy Observer é um antigo barco de corrida que foi redesenhado para ser auto suficiente em energia sem causar danos ao meio ambiente.
Agora, os desenvolvedores do projeto lançaram o desafio “2017-2022 – A ODISSÉIA PARA O FUTURO, onde o barco dará a volta ao mundo, visitando 50 países, com escala em 101 portos, mostrando que é possível a produção e utilização de energia 100% limpa, sem agredir o planeta.
Segundo Victorian Erussard, um experiente navegador e competidor oceânico que fará parte da tripulação do Energy Observer, “não há uma solução milagrosa para lutar contra o aquecimento global. O que existe é um esforço para unir experiências, laboratórios, novas empresas e instituições”.
Considerado o elemento químico mais abundante no universo, o Hidrogênio demonstra a cada dia um pouco mais o seu imenso potencial como um meio de armazenamento e utilização de energias renováveis.
Segundo o site do projeto, o desafio do século 21 é aprender a produzir energia pelo menor custo, utilizando tecnologias livres de carbono. O desempenho deste novo modelo energético deverá servir de de exemplo em todo o mundo.
Confira na animação abaixo algumas características do Energy Observer:
Atulamente o Energy Observer está atracado em Saint Malo, na França, e fará a sua primeira parada em Paris. O projeto envolve mais de 50 pessoas e tem a colaboração do Laboratório de Inovação para Novas Energias da Universidade de Grenoble, na França.
O mapa a seguir mostra o roteiro inicialmente planejado pelos desenvolvedores do projeto.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)