Estanqueidade: navegar e flutuar
Estanqueidade
é a capacidade do navio não permitir a entrada de água em seus compartimentos. Todo navio é dividido em compartimentos estanques, situados acima e abaixo da linha de flutuação. Em um navio mercante, os compartimentos de carga são grandes espaços vazios que, em caso de água aberta, poderão ocasionar perda da flutuabilidade e da estabilidade.
Água aberta
A situação de água aberta é muito séria em uma embarcação. O volume de água embarcado por uma pequena abertura pode levar o navio a perder sua reserva de flutuabilidade e, dependendo da posição do furo, levar o navio a uma banda e em seguida, perdendo estabilidade, poderá emborcar.
Pode haver água aberta através de válvulas de fundo, eixos que tenham contato com o meio externo, etc. Devemos ter cuidado com a manutenção dos equipamentos que possam causar esses tipos de vazamentos, fazendo manutenções periódicas e inspeções freqüentes. Nas ocasiões de mau tempo, devemos fechar todas as portas estanque e procurar manter o navio estanque à entrada de água.

Lancha cruzando a esteira

Arfagem
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)