Explosão em lancha fere Policial Militar no interior do Amazonas
A explosão de uma lancha no interior do Amazonas, no Município de São Sebastião do Uatumã, a 246 km de Manaus, deixou ferido um Sargento da Polícia Militar (PM), no sábado (23/04). Ele foi levado ao Pronto-Socorro do município com queimaduras de 2º grau no braço esquerdo e em ambas as pernas. O Militar estava com outra pessoa na embarcação, que não ficou ferida.
Em nota ao site G1, o 11º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) de Parintins informou que “Estando de folga, o mesmo [Sargento] deslocou-se até o Município de São Sebastião do Uatumã em uma lancha de sua propriedade, onde por volta das 05h30 deste sábado (23), ocorreu uma explosão na mesma, vindo a ferir gravemente o policial militar”.
Ainda de acordo com informações repassadas pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI) sobre a saúde da vítima, “Seu estado de saúde é estável e o mesmo irá permanecer em observação pelos próximos três dias, posteriormente será avaliada a possibilidade do mesmo ser transferido para o hospital de Parintins”, .
Segundo testemunhas, o Sargento e um amigo, ainda não identificado, tinham acabado de abastecer a embarcação e seguiriam para Parintins. No momento em que o Sargento teria ligado o rádio, a lancha começou a pegar fogo; ao perceber as chamas, o passageiro pulou no rio; o Policial Militar demorou um pouco mais para abandonar a embarcação e acabou sofrendo ferimentos. Em seguida, os dois foram resgatados por outros Policiais Militares que estavam nas proximidades.
Também em nota ao site G1, o Comando do 9º Distrito Naval informou que “as causas e responsabilidades serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil”. De acordo com a Marinha, foi verificado que “não houve poluição hídrica decorrente do acidente”.
Leia também:
Principais causas de incêndio a bordo de embarcações
Definição de Acidentes e Fatos da Navegação
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)