Fogo – Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como por ex., a madeira, o carvão, o gás.
Incêndio – Fogo que lavra com intensidade, destruindo e, às vezes, causando prejuízos (O INCÊNDIO É UM FOGO FORA DE CONTROLE).
Há fogo quando há Combustão, que é definida como uma reação química de oxidação, na qual uma substância combustível reage com o comburente, ativada pelo calor (elevação de temperatura), com desprendimento de energia luminosa, calor e gases combustíveis.
Um triângulo equilátero, conhecido por TRIÂNGULO DO FOGO, representa os
elementos básicos da combustão (COMBUSTÍVEL, COMBURENTE, TEMPERATURA DE IGNIÇÃO). Na prática, retirando-se qualquer um dos lados desse triângulo a combustão perde sustentação e o fogo se extingue.
COMBURENTE: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão. O oxigênio é o comburente mais facilmente encontrado na natureza (21%).
COMBUSTÍVEL: É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais etc). É o elemento que serve de campo de propagação ao fogo.
CLASSIFICAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS:
1) Quanto ao Estdo Físico: SÓLIDOS, LÍQUIDOS ou GASOSOS.
2) Quanto à Volatilidade: VOLÁTEIS e NÃO VOLÁTEIS.
3) Quanto à presença de Comburente: COM COMBURENTE e SEM COMBURENTE.
Combustíveis Voláteis – são os combustíveis que, nas condições normais de temperatura e pressão, desprendem vapores capazes de se inflamarem (álcool, éter, benzina, etc.).
Combustíveis Não voláteis – são os combustíveis que desprendem vapores inflamáveis após aquecimento acima da temperatura ambiente (óleo combustível, óleos lubrificantes, óleo de linhaça, etc.), considerando as condições normais de pressão.
Combustível Com comburente – combustível que possui em sua própria estrutura molecular o comburente (pólvoras, cloratos, nitratos, celulóide e metais combustíveis, tais como: lítio, zircônio, titânio, etc), neste caso a combustão poderá ocorrer em atmosfera com concentrações de oxigênio inferiores a 16%.
Combustível Sem comburente – não possui o comburente na sua estrutura molecular (madeira, papel, tecidos, etc.), há necessidade de ser alimentado por uma fonte de comburente.
TEMPERATURA DE IGNIÇÃO – É a temperatura necessária para que a reação química ocorra entre o combustível e o comburente, produzindo gases capazes de entrarem em combustão.
PONTO DE FULGOR – É a temperatura mínima na qual um combustível desprende gases suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão. A chama aparece, porém logo se extingue, não mantendo a combustão.
PONTO DE COMBUSTÃO – é a temperatura do combustível, acima da qual, ele desprende gases em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte.
A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
COMBUSTÃO COMPLETA – É aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxigênio.
COMBUSTÃO IMCOMPLETA – É aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxigênio.
COMBUSTÃO ESPONTÂNEA – Certos materiais orgânicos, em determinadas circunstâncias, podem, por si só, entrar em Combustão.
EXPLOSÃO – É a queima de gases (ou partículas sólidas), em altíssima velocidade, em locais confinados, com grande liberação de energia e deslocamento de ar. Combustíveis líquidos, acima da temperatura de fulgor, liberam gases que podem explodir (num ambiente fechado) na presença de uma fonte de calor.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
Parabéns pelo material do site. O curso também é ótimo e está com excelente preço. Valeu clubedoarrais!
Bom dia a todos do clubedoarrais.
eu gostei muito e vcs?
Gostei do conteúdo!
Muito bom o clubedoarrais!
Ótimo!
Visito sempre o clubedoarrais e aprendo muito com vocês.
Valeu pelas dicas, clubedoarrais!
Parabéns muito bom o conteúdo !