Galileu será mais preciso que o GPS
Os satélites 9 e 10 do do sistema europeu de navegação Galileu foram colocados em órbita por um foguete Soyuz, no último dia 11/09, segundo anunciou a empresa francesa Arianespace. O foguete decolou da base espacial de Kuru, na Guiana francesa. De acordo com Stéphane Israel, presidente executivo da Arianespace, a missão foi um sucesso.
Fabricados pela empresa alemã OHB, os satélites foram colocados em órbita a uma altitude de 23.522 km, ao término de uma viagem de 3 horas e 48 minutos. Até 2020, o sistema de posicionamento Galileu terá 30 satélites em atividade.
Semelhantemente ao que ocorre com o Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano utilizado em todo o mundo, o sistema Galileu permitirá que os usuários na Terra tenham uma orientação precisa calculando a cada instante a distância exata entre um ponto determinado e três dos satélites do dispositivo.
O sistema – quando estiver funcionando – será mais preciso que o GPS e reduzirá a dependência da Europa com relação ao dispositivo norte-americano, segundo o consórcio proprietário.
Projeto Galileu. Vídeo: Reprodução / ESA
Tags: gpsgps marítimo
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)