Insígnias dos Amadores
Atualizado em 19-06-2024. A Normam-211/DPC estabelece que as Insígnias dos Amadores são facultativas. Os amadores que assim o desejarem poderão utilizar as insígnias representativas das diversas categorias de amadores sob a forma de distintivos de metal, “botons”, bordados em bonés, broches, divisas, etc.
O uso de insígnias pelos Amadores está previsto na NORMAM-211/DPC.
Os Amadores que assim o desejarem poderão utilizar as insígnias representativas das diversas categorias, conforme modelos apresentados no Anexo 5C da NORMAM-211/DPC.
Cada estrela formadora das insígnias terá o diâmetro máximo de 1 (um) centímetro. As insígnias são de uso facultativo, para serem usadas como distintivo ou bordadas, nas lapelas, camisetas ou bonés.
[Atualizado pela NORMAM-211/DPC, de 2023]. Cada âncora formadora das insígnias terá o diâmetro máximo de 1 (um) centímetro. As insígnias, de uso facultativo, para serem usadas como distintivo ou bordadas, nas lapelas, camisetas ou bonés.
Categorias e Siglas dos Amadores:
Os amadores são distribuídos pelas seguintes categorias:
Capitão-Amador – CPA
Mestre-Amador – MSA
Arrais-Amador – ARA
Motonauta – MTA
Veleiro – VLA
Definição de Navegador Amador, de acordo com a NORMAM-211/DPC:
AMADOR – todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional.
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
Obrigado.
Bom final de semana a todos!