É de responsabilidade do Comandante da embarcação, antes de suspender, a verificação das condições de segurança da embarcação e também das condições externas que afetarão a navegação, como por exemplo, as condições meteorológicas.
“Cabe a DHN, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha manter o Serviço Meteorológico Marinho, produzindo e divulgando análises e previsões meteorológicas para a área marítima de responsabilidade do Brasil, a fim de atender aos compromissos assumidos pelo Brasil perante a comunidade marítima, como integrante da Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).” (fonte: https://www.mar.mil.br/dhn/dhn/index.html).
Então lembre-se de consultar o SERVIÇO METEOROLÓGICO MARINHO e fique sabendo sobre:
- Avisos de mau tempo
- Meteoro marinha
- Previsão para a Orla Marítima do Estado do Rio de Janeiro
- Cartas Sinóticas
- Previsões Numéricas do Tempo
- Previsão para o Arquipélago de São Pedro e São Paulo
- IAC Fleet
- Antártica
- Dados Observacionais On Line
Tags: meteorologia marinha
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)