Meteorologia Marinha – METAREA-V
O Brasil, em conformidade com a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), é responsável pelas atividades afetas à meteorologia marítima na área denominada METAREA-V, no que diz respito à segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana (Fonte: DHN/Normam-19).
A representação gráfica abaixo possibilita a visualização da METAREA-V, com suas respectivas subdivisões. No site do GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System) você pode visualizar também as outras METAREA, numeradas de I a XXI, bem como os países resonsáveis pelo serviço.
METAREA-V (Fonte: GMDSS)
Para o Arrais Amador, esse é um serviço que pode parecer grandioso (ou até exagerado), uma vez que esta categoria só pode navegar, via de regra, em áreas abrigadas, e o METAREA abrange extensas áreas oceânicas. Mas, conhecimento e informação nunca são demais.
Voltando para a METAREA-V, existe uma Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-19), que trata do assunto “meteorolgia marítima”. Extraímos, aqui, alguns conceitos básicos, mas importantes:
a) “Meteorologia Marítima: área da Meteorologia a qual tem como foco o acompanhamento das condições reinantes e a previsão meteorológica incluindo a previsão do estado do mar, visando à segurança das atividades ali desenvolvidas com base, especialmente, no entendimento dos processos de interação oceano-atmosfera e no conhecimento dos ambientes marinho e costeiro.”
b) “METAREA – área marítima sob a responsabilidade de um determinado país para fins de elaboração e disseminação de previsões meteorológicas e avisos de mau tempo.”
c) “METEOROMARINHA – Boletim Meteorológico no formato de texto no qual são apresentadas as condições reinantes e a previsão do tempo e mar para cada uma das subáreas que compõe a METAREA-V.
d) “Aviso de Mau Tempo – é uma mensagem formal (em português e inglês) emitida com a máxima antecedência para alertar sobre a possível ocorrência de uma ou mais condições ambientais que podem representar risco para a navegação.”
d) “Carta Sinótica – é o mapa no qual são representados, graficamente, os elementos meteorológicos e oceanográficos e análise do campo de pressão atmosférica para determinado horário de referência.”
d) “Ciclone – sistema de baixa pressão atmosférica em escala sinótica.”
e) “Sistemas Anômalos – ciclones associados a condições de tempo severo, similares às produzidas por ciclones tropicais.”
f) “HMG – Horário Médio de Greenwich, fuso horário contabilizado a partir do meridiano de Greenwich e adotado como horário padrão para as atividades de meteorologia.” (Fonte: NORMAM-19)
Tags: meteorologia marinha
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)