+Clique AQUI para Ver Todos os Manuais+

Navio da Marinha levou atendimento médico a 47 comunidades ribeirinhas do Acre

nash-montenegro-marinha

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” é subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil.

Depois de quase quatro meses em missão no Acre, o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, retornou hoje (29/04) a Manaus. A equipe de 70 militares atendeu 47 comunidades ribeirinhas do Médio e do Alto Juruá.

“Bateram um recorde. Atenderam a mais de 28 mil pessoas, foram 138 mil atendimentos médicos e odontológicos e mais de 338 mil medicamentos distribuídos. O balanço foi extremamente positivo”, disse o Vice-Almirante Luís Hetch, Comandante do 9º Distrito Naval.

Durante a missão, iniciada em 08 de janeiro, também foram realizados cerca de 2,5 mil exames laboratoriais, 214 radiográficos e 203 mamografias.

“As pessoas não conheciam (a mamografia). Elas chegavam próximo ao mamógrafo, olhavam, questionavam o que era, faziam até por curiosidade. Tinha casos de dor mamária e muitos sintomas que a gente teve oportunidade de falar para as pacientes que aquilo era normal, que não era a doença [câncer de mama]”, explicou o 1º Tenente Lobo, médico radiologista.

Durante a Operação Acre 2016, os ribeirinhos também receberam vacinas contra hepatite, HPV, febre amarela, poliomielite e tétano. Também foram realizados testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, dengue e malária, além de palestras sobre higiene bucal e corporal, tratamento da água e de alimentos e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.

nash-montenegro

Consultório Odontológico do NasH “Dr. Montenegro”. Foto: agencia.ac.gov.br/ Onofre Brito.

História do NAsH “Doutor Montenegro”

O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, o Sr. Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.

Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio do ano de dois mil.

A Marinha do Brasil escolheu o nome do “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico Manoel Braga Montenegro, nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”. (Fonte: mar.mil.br/com9dn)

Principais Características do NasH “Doutor Montenegro”:

Deslocamento (ton): 300-padrão/ 347-plena carga
Dimensões (m): 42 de comprimento
Velocidade (nós): 5
Raio de Ação (milhas): 3.200, a 5 nós
Tripulação Básica: 50 homens, incluindo equipe médica (Pode variar de acordo com a missão).

Da: Agência Brasil. Por Bianca Paiva – Correspondente da EBC.
O Conteúdo desta matéria está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à 
Agência Brasil.


clubedoarrais
clubedoarrais

Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)

Clube do Arrais Amador
Logo
Compare items
  • Total (0)
Compare
Shopping cart