Navio de guerra russo se aproximou agressivamente de navio americano e quase provoca colisão no Mar da Arábia
Um navio de guerra russo se aproximou agressivamente de um destróier da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) enquanto estava operando no Mar do norte da Arábia, na quinta-feira (09-01-2020), ignorando os avisos do navio americano e aumentando o risco de colisão, informou a Marinha dos EUA.
O vídeo do incidente mostra o navio de guerra russo se aproximando rapidamente do USS Farragut, chegando a ficar a apenas 6 metros do navio americano antes de mudar de rumo, segundo oficiais de defesa.
O destróier americano chegou a emitir cinco apitos curtos, passando aos russos a mensagem de que “não estava entendendo a intenção de manobra”. Na descrição do vídeo no YouTube, a USNavy afirma que que continua vigilante e sua tripulação é treinada para agir de maneira profissional:
Continuamos a incentivar embarcações de todas as nações a operar de acordo com as leis e normas marítimas internacionalmente reconhecidas.
O incidente é o exemplo mais recente de um encontro próximo entre as forças militares dos EUA e da Rússia, que as autoridades americanas descreveram como “inseguras ou provocativas”.
Aproximadamente sete meses após outro incidente no Pacífico, quando navios de guerra dos EUA e da Rússia chegaram tão perto que o navio dos EUA teve que realizar uma manobra de emergência para evitar uma colisão. No incidente registrado ano passado, o vídeo mostra marinheiros russos tomando banho de sol na popa de sua embarcação.
Vídeo: Navio de guerra russo se aproximou agressivamente de navio americano e quase provoca colisão no Mar da Arábia
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)