Todos os anos a Marinha do Brasil, por meio das Capitanias, intensifica o trabalho de fiscalização do tráfego aquaviário através de um procedimento chamado “Operação Verão”. Essa Operação ocorre normalmente nos períodos de maior concentração de pessoas e embarcações nas praias, lagos e rios. O Intuito é prevenir acidentes, bem como fiscalizar o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), verificando o estado das embarcações e do material de salvatagem, bem como sua regularidade documental. Essa fiscalização também estende-se aos condutores das embarcações, uma vez que os mesmos devem ser habilitados para tal prática.
imagem: https://www.dpc.mar.mil.br/
A diretoria de Portos e Costas (DPC), por meio do site da instituição, disponibilizou um canal de denúncias, onde qualquer cidadão pode relatar irregularidades observadas na atividade náutica. É um serviço interessante, que pode inclusive conter anexos de fotos e vídeos. Se o banhista estiver munido do seu super smartphone, vai fazer sucesso. Pena que no Brasil o acesso a redes wi-fi só é bom na av. Paulista e em alguns aeroportos (para os turistas). O resto, quando tem, é EDGE!
Tags: operação verão
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)