Cego ou luminoso, é empregado para indicar a existência de águas navegáveis em todo o seu entorno, o meio de um canal, um ponto de aterragem ou um ponto de espera.
a) O sinal de “ÁGUAS SEGURAS” apresenta-se pintado com faixas verticais encarnadas e brancas e pode exibir, como marca de tope, uma esfera na cor encarnada;
b) o sinal de águas seguras pode possuir os formatos de bóia cilíndrica, esférica, pilar ou charuto; e
c) o sinal de águas seguras luminoso deve exibir, no período noturno, luz branca com qualquer dos seguintes ritmos: isofásico, ocultação, lampejo longo com um período de 10 (dez) segundos ou a letra “A” (· — ) em código Morse. FONTE: NORMAM-17-DHN.

Sinal de ÁGUAS SEGURAS, formato de BÓIA. (Imagem: Reprodução/ NORMAM-17(DHN – Marinha do Brasil).

Sinal de ÁGUAS SEGURAS, formato de PILAR. (Imagem: Reprodução/ NORMAM-17(DHN – Marinha do Brasil).

Sinal de ÁGUAS SEGURAS, formato de CHARUTO. (Imagem: Reprodução/ NORMAM-17(DHN – Marinha do Brasil).

Sinal de ÁGUAS SEGURAS, formato de BALIZA. (Imagem: Reprodução/ NORMAM-17(DHN – Marinha do Brasil).

Sinal de ÁGUAS SEGURAS, formato de BÓIA LUMINOSA. (Imagem: Reprodução/ NORMAM-17(DHN – Marinha do Brasil).
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)