Curso de Arrais Amador – Teoria do Fogo: Métodos de extinção de incêndios
Atualizado em 26/09/2019 | Por: Clube do Arrais. O fogo é o produto de uma reação química, denominada combustão, que produz luz e calor ou só calor. O incêndio seria, basicamente, um fogo fora de controle. Então, deixamos aqui algumas explicações sobre Teoria do Fogo: Métodos de extinção de incêndios.
MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS
1 – ABAFAMENTO
– É o primeiro método básico de extinção de incêndios, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 16%.

Métodos de extinção de incêndios: ABAFAMENTO. Imagem ©: internet.
Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
2 – RESFRIAMENTO
– O RESFRIAMENTO é o método mais antigo de se apagar incêndios, sendo seu agente universal a ÁGUA. Consiste em reduzirmos a temperatura de um combustível abaixo da temperatura de ignição, ou da região onde seus gases estão concentrados, extinguindo o fogo.

Métodos de extinção de incêndios: RESFRIAMENTO. Imagem ©: internet.
Com apenas dois lados do TRIÂNGULO DO FOGO (combustível e comburente), não há combustão.
3 – QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA
É o processo de extinção de incêndios em que determinadas substâncias são introduzidas na reação química da combustão com o propósito de inibi-la (EM NÍVEL MOLECULAR). Nesse método não há abafamento ou resfriamento. O fechamento de válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou Gasoso e retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas também pode ser considerado QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA.
Teoria do Fogo: Métodos de extinção de incêndios
Acima de tudo, lembre-se que a melhor maneira de se combater incêndios a bordo de embarcações é por meio da PREVENÇÃO. Equipes treinadas podem ser eficazes em minimizar os danos causados pelos incêndios a bordo, mas, em um barco pequeno e com muitos inflamáveis, os prejuízos chegam rapidamente à totalidade.
Então, as tripulações e os proprietários de embarcações devem envidar todos os esforços no sentido de PREVENIR o surgimento de focos de incêndio. Para isso, evite as situações que já enumeramos AQUI, e mantenha seu barco seguro.
Existem alguns fatores de risco que aumentam as possibilidades de incêndios no seu barco, como por exemplo:
- cigarros e fósforos atirados em locais impróprios;
- trapos e estopas embebidos em óleo ou graxa;
- acúmulo de gordura nas telas e dutos de extração da cozinha;
- serviços com equipamento de solda elétrica ou oxi-acetileno;
- porão com acúmulo de óleo ou lixo;
- vasilhames destampados contendo combustíveis voláteis;
- uso desnecessário de materiais combustíveis- instalações e equipamentos elétricos deficientes. Atualmente as embarcações contam com vários equipamentos embarcados, como sonares de pesca, gps, radares, além de carregadores de celulares, tablets e outros, os quais acabam “pendurados” em gambiarras impróprias, gerando aquecimento das instalações e consequentes incêndios;
- materiais inflamáveis ou combustível de bordo, tais como óleos, graxas, tintas, solventes etc., armazenados indevidamente;
- presença de vazamentos em sistemas de óleo combustível e lubrificante;
- partes aquecidas de máquinas próximas a redes de óleo;
- uso de ferramentas manuais ou elétricas em tanques não devidamente desgaseificados, ou nos compartimentos adjacentes a esses tanques;
- fritadores elétricos superaquecidos; e
- descuido com lâmpadas desprotegidas.
E não esqueça: assim que possível, acione imediatamente as autoridades públicas competentes.
Tags: curso de arrais amadorcurso de arrais amador grátisextintor de incêndioextintores de incêndiométodos de extinção de incêndios
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011)
Bom dia a todos do clubedoarrais