Ucrânia elimina soldados russos em jet skis em ataque com drones
A Ucrânia eliminou soldados russos em jet skis ao longo do Rio Dnipro em um ataque de drones na sexta-feira, de acordo com um vídeo postado por um meio de comunicação ucraniano.
Drones são uma das características definidoras dos mais de dois anos e meio de luta em meio à guerra Rússia-Ucrânia. Centenas de drones aéreos cruzam os céus acima das linhas de frente todos os dias, realizando tarefas que vão de reconhecimento a alvos, bem como ataques kamikazes projetados para eliminar veículos blindados, pessoal e posições inimigas.
Entre os mais famosos estão os drones baratos de visão em primeira pessoa (FPV), bem conhecidos agora por voarem sobre o campo de batalha e capturarem filmagens rotineiramente compartilhadas online por fontes russas e ucranianas. Frequentemente, o feed de vídeo será cortado bruscamente quando o drone se aproxima do alvo e explode.
De acordo com uma publicação no X, antigo Twitter, da United24 Media, um vídeo divulgado na sexta-feira mostra o Comando Operacional Sul da Ucrânia eliminando alvos russos em um jet ski no Rio Dnipro usando drones FPV.
“Operadores de drones FPV ucranianos eliminaram soldados russos em jet skis no Rio Dnipro”, escreveu a United24 Media no X ao lado de um vídeo mostrando o ataque do drone.
A Newsweek não conseguiu verificar o vídeo de forma independente e entrou em contato com o Ministério da Defesa ucraniano por e-mail para comentar.
Este recente ataque de drones acontece enquanto as operações de drones da Ucrânia em terra, no ar e na água continuam a aumentar. Durante a guerra, Kiev disse que sua produção de drones está aumentando, e novos designs quase constantemente estreiam nas mídias sociais. No final de julho, um oficial de defesa de Kiev disse que a Ucrânia era capaz de produzir mais de 3 milhões de drones a cada ano, com isso apoiado pelo apoio financeiro dos patrocinadores internacionais da Ucrânia.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em fevereiro que Kiev criaria um novo ramo das forças armadas de Kiev, conhecido como Forças de Sistemas Não Tripulados, dedicado exclusivamente à guerra de drones. “Drones, sistemas não tripulados, provaram sua eficácia em batalhas em terra, no céu e no mar”, disse o líder ucraniano.
A capacidade industrial da Rússia é formidável. Em dezembro de 2023, Samuel Bendett, um especialista em drones da CNA, uma organização sem fins lucrativos de Washington para pesquisa e análise, disse à Newsweek que voluntários russos, bem como fabricantes estatais e afiliados, tinham “aumentado significativamente” o desenvolvimento de drones FPV e provavelmente estavam entregando dezenas de milhares de FPVs para os militares russos a cada mês.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em meados de setembro que a Rússia estava planejando aumentar sua produção geral de drones em quase dez vezes em 2024. Cerca de 140.000 UAVs foram doados aos militares russos em 2023, disse ele.
A Newsweek também entrou em contato com o Ministério da Defesa da Rússia por e-mail para comentar.
O último ataque com drones acontece depois que Putin aumentou a aposta na retórica nuclear do Kremlin depois de anunciar que Moscou pode considerar o uso de armas nucleares em resposta a um lançamento massivo de mísseis ou drones cruzando sua fronteira estadual.
A informação veio depois que a Rússia disse que Kiev disparou drones contra regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia na quarta-feira.
O governador de Oryol, na Rússia, Andrei Klychkov, disse que um drone ucraniano foi abatido sobre a região durante a noite de quarta-feira, sem fornecer mais detalhes, de acordo com o canal Astra Telegram.
Fonte: NEWSWEEK
Texto original completo: Ukraine Eliminates Russian Soldiers on Jet Skis in Drone Strike
Tags: Jet-Ski
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011).