Yamaha Revela Protótipo de Motor de Popa Movido a Hidrogênio no Miami Boat Show
A Yamaha , como todos os outros fabricantes de motores do mundo, está comprometida com a transição energética. Embora o fabricante japonês de motores tenha acabado de finalizar a aquisição do fabricante alemão de motores eléctricos Torqeedo , continua os seus esforços noutra direção: o hidrogénio. Neste artigo, falaremos sobre como a Yamaha Revela Protótipo de Motor de Popa Movido a Hidrogênio no Miami Boat Show.
A navegação de recreio é responsável por menos de 0,1% das emissões de gases com efeito de estufa do setor dos transportes.
Embora a motorização elétrica seja uma forma de reduzir as emissões de poluentes, esta tecnologia também não é uma solução milagrosa. O hidrogênio , por sua vez, ainda tem muitos desafios a serem superados, mas a tecnologia continua promissora.
A Yamaha parece convencida disso, tendo revelado o primeiro protótipo de motor de popa movido a hidrogênio do mundo no recente Miami Boat Show.
Hoje, a navegação de recreio é responsável por menos de 0,1% das emissões de gases com efeito de estufa do sector dos transportes , 0,7% das emissões de CO2 dos transportes nos EUA e 0,4% das emissões de CO2 dos transportes na Europa. Em 20 anos, as emissões poluentes dos barcos de recreio nos EUA foram reduzidas em mais de 90%.
Estes são números encorajadores, mas não significam que não possamos olhar para o futuro e reduzir ainda mais as emissões de poluentes.
Neutralidade de carbono até 2035
Além disso, de acordo com um estudo recente do ICOMIA, parece cada vez mais claro que a neutralidade carbónica será alcançada com várias tecnologias e não apenas com uma. A Yamaha comprometeu-se a alcançar a neutralidade de carbono até 2035 para as suas operações, e que os seus produtos a alcançarão até 2050. Com isto em mente, a empresa japonesa está a embarcar na energia eléctrica enquanto explora as possibilidades do hidrogénio . O fabricante de automóveis também não pretende abandonar os motores de combustão, mas sim concentrar-se no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.
Para produzir este protótipo , a Yamaha associou-se à Roush, uma empresa de engenharia de grande renome nas áreas aeroespacial, defesa e parques de diversões, bem como hidrogénio . Matt Van Benschoten, vice-presidente de engenharia avançada da Roush, disse: “A história da Roush no hidrogênio se estende desde recordes de velocidade até naves espaciais. Muito do conhecimento que adquirimos ao longo dos anos está agora sendo aplicado diretamente a este projeto Yamaha.”
Primeiros testes no verão de 2024
Para apresentar um projeto completo, a Yamaha também se associou à Regulator Marine, construtora de barcos de pesca esportiva com sede em Edenton, Carolina do Norte. A Reguladora construiu um casco baseado no 26XO e o modificou para acomodar os três tanques de hidrogênio necessários para alimentar o motor de popa . No final, a maior parte do espaço abaixo do convés é utilizada para os tanques. Nenhum valor de peso foi divulgado ainda.
Infelizmente, a Yamaha não revelou mais detalhes e especificações, começando pela potência do motor. Talvez descobriremos mais quando os primeiros testes ocorrerem no verão de 2024.
# Yamaha Revela Protótipo de Motor de Popa Movido a Hidrogênio no Miami Boat Show
Fonte: BoatNews
Reginaldo Mauro Neves é fundador e administrador do Clube do Arrais. Mestre-Amador, Veterano da Marinha do Brasil | Ex-tripulante da Fragata "Liberal" (1991-1993) | Operador de Radar na Fragata "Independência" (1995-1997) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Dodsworth" (2000 - 2003) | Controlador Aéreo Tático Classe "Alfa" na Fragata "Greenhalgh" (2003 - 2005) | Encarregado da Seção de Segurança do Tráfego Aquaviário na Agência Fluvial de Imperatriz-MA (2008 - 2011).